O que é BPMA e BPF?
São procedimentos operacionais implantados em estabelecimentos produtores de alimentos, que venham a garantir que o alimento seja preparado em boas condições higiênico sanitárias, visando a saúde da população. Atualmente esses procedimentos são regulamentados pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), órgão responsável pelo controle sanitário no território Brasileiro.
O BPMA (Boas Práticas de Manipulação de Alimentos) é mais direcionado a estabelecimentos onde os produtos produzidos são consumidos na hora, ou com pouco tempo, e em pequenas proporções, por exemplo: restaurantes, padarias, pizzaria, dentre outros. Enquanto o BPF (Boas Práticas de Fabricação) são para produtos com um prazo de validade maior e fabricados em escala industrial, por exemplo, indústria de batatas chips. O Manual de Boas práticas é elaborado de acordo com duas legislações federais da ANVISA, a RDC n° 216/2004 e a RDC n° 275/2002.
Como é feito?
De início os consultores irão conhecer todas as partes do estabelecimento onde é produzido o alimento, e juntamente com isso, fazer um checklist de todos os itens das RDC’s utilizadas para o BPMA. Com isso, para corrigir as inconformidades encontradas no local, são elaborados planos de ação e entregues para o cliente. O próximo passo então é elaborar o Manual de Boas práticas e também os POP’s (Procedimentos Operacionais Padrão), que são as principais informações obtidas do manual, porem, agora de forma visual e simples de compreender e aplicar. Por último, é feito um treinamento com os funcionários do estabelecimento, para que eles possam entender e seguir o manual de maneira correta.
Quais os benefícios?
Os Principais benefícios que um estabelecimento tem ao adquirir esse manual são:
· Garantir que o alimento seja produzido com boas condições para o consumo
· Evitar multas ou problemas com os órgãos fiscalizadores
· Diminuição de qualquer tipo de contaminação
Como saber se meu estabelecimento precisa?
Todo e qualquer estabelecimento que realiza alguma dessas atividades do ramo alimentício: produção, manipulação, industrialização, fracionamento, armazenamento, transporte e/ou exposição à venda, podendo ou não ser consumido no local.
Conhece alguma empresa que precisa dos serviços de BPMA e BPF? Ou que possa melhorar sua produção e tornar os produtos mais higiênicos para os clientes? Entre em contato conosco através do nosso chat ou fone (81) 3103-9033.
Comments